Puericultura

A especialidade

Design sem nome (71).png

A puericultura é uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.

Com a puericultura, o pediatra tem condições de detectar precocemente distúrbios psicomotores, emocionais, nutricionais ou de crescimento, antes que eles cheguem a causar prejuízos irreversíveis. É a “medicina preventiva para crianças”.

Através da observação atenta do processo de crescimento e desenvolvimento da criança  é possível diagnosticar falhas ou atrasos em cada área específica, e dessa forma é possível intervir assim que essas alterações forem detectadas.

A puericultura deve ser realizada desde os primeiros dias de vida, se estendendo até o final da adolescência, tendo papel fundamental no suporte à amamentação, na orientação vacinal, na introdução de novos alimentos na dieta, nos aspectos sócio-emocionais  que podem interferir no  desenvolvimento da criança.