Cirurgia Pediátrica

A especialidade

Design%2520sem%2520nome%2520(72)_edited_

Uma cirurgia é um tipo de tratamento terapêutico indicado para resolver uma condição médica ou melhorar a qualidade de vida de um determinado paciente. Quando essa cirurgia precisa ser realizada em um indivíduo ainda em desenvolvimento, a especialidade médica ganha o nome de cirurgia pediátrica.

É necessária essa divisão pois o corpo da criança é muito diferente do corpo de um adulto. E é por conta dessas diferenças que a cirurgia pediátrica é uma especialidade médica essencial no tratamento e cuidado de bebês, crianças e adolescentes.

Os cirurgiões com especialidade em cirurgia pediátrica podem atuar tanto em casos de emergência, como apendicite e a torção dos testículos, assim como em cirurgias eletivas como a fimose, o refluxo gástrico e as hérnias.

Quando o pediatra suspeita de algum problema cirúrgico ele encaminha para avaliação com o cirurgião pediátrico, que é quem irá indicar ou não a necessidade do procedimento.

Os obstetras e o neonatologistas também podem trabalhar em conjunto com os médicos de cirurgia pediátrica, em especial naqueles casos em que o paciente precisa ser operado logo após seu nascimento, devido a alguma malformação congênita.