Nefrologia Pediátrica

A especialidade

Design sem nome (75).png

A nefrologia pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que afetem os rins de pacientes entre 0 e os 18 anos de idade, ou seja, bebês, crianças e adolescentes.

Nessa fase da vida, quando os rins ainda estão em desenvolvimento e o corpo ainda não possui um sistema imunológico completamente estabelecido e em pleno funcionamento, é comum que aconteçam condições como as infecções urinárias, que são tratadas especialmente pela nefrologia pediátrica.

O Nefrologista pediátrico também auxilia os pais no momento do desfralde, fazendo orientações adequadas sobre como e quando retirar aas fraldas da criança, evitando que ações equivocadas possam trazer dificuldades no controle do xixi e perdas urinárias.

A nefrologia pediátrica pode tratar ainda de doenças como: enurese noturna, que é a perda do xixi na cama, pedras nos rins, síndrome nefrótica, injúria renal aguda, refluxo vesicoureteral, doença renal policística, hipertensão arterial e qualquer outra alteração que envolvam os rins e as vias urinárias.