Cardiologia Pediátrica

A especialidade

Design%20sem%20nome%20-%202021-04-22T100

A Cardiologia Pediátrica é a subespecialidade da pediatria que cuida do coração de bebês, crianças e adolescentes.

O diagnóstico de problemas cardíacos na infância pode acontecer ainda no pré natal, durante os exames de ultrassom. Quanto mais cedo se descobre o problema melhor, pois desta forma os tratamentos podem iniciar precocemente. No caso de alterações ainda na gestação pode-se já fazer um planejamento para o nascimento.

Os problemas cardíacos na infância podem interferir diretamente no crescimento e desenvolvimento da criança. Eles podem causar dificuldades na hora de brincar, durante atividades físicas e, em alguns casos, até para situações habituais do nosso cotidiano. Durante a infância nosso corpo possui uma capacidade grande de  adaptação permitindo que os tratamentos precoces melhorem muito o desenvolvimento do paciente.

Algumas condições tratadas pela cardiologia pediátrica incluem mal formações cardíacas congênitas, sopro cardíaco, arritmia e insuficiência cardíaca.

Crianças que possuem síndrome de down também devem realizar acompanhamento constante com cardiologia pediátrica, pois tem uma maior predisposição a problemas cardíacos.